8.26.2013

Nuances

Hoje perdi-me numa nova palavra, essa palavra é "portentoso". Fiquei indignado, e surpreendido ao ouvir esta palavra da boca de uma pessoa com um discurso tão eloquente e rendilhado. Ao início pensei que se tinha enganado, mas limitei-me a ouvir, e a palavra foi repetida pelo menos mais 3 vezes. Rendi-me á evidência da minha ignorância e decidi ver o significado de "portentoso" assim que cheguei a casa. Claro que devido ao contexto não foi díficil de especular o significado, mas quis saber a verdadeira definição. E o que descubri foi espantoso... Literalmente... Um dos sinónimos é espantoso. Mas espantoso também por si só... Sinónimos de portentoso:

Sublime; divino; extraordinário; talentoso; milagroso; raro; chocante; alto; surpreendente; estranho; escasso... E mais uns 50 ou 60 termos que tenho preguiça de transcrever.

No fundo o que encontrei foi o tom ideal para descrever as minhas férias como um pintor faria para escolher o tom do céu de um dia especial. Porque na verdade azuis á muitos, mas as nuances são o que acaba por determinar os extremos de um espectro... E quem vê o mundo a preto e branco, sem escalas de cinzento, não enxerga a importância de um suspiro...

Espero que as vossas também tenham, estejam, ou venham a ser umas portentosas férias.

Nenhum comentário: