6.22.2009

Fantasma do Ego!

... com a demanda do a dia vejo-me tentado a deliberar sobre as trivialidades que ocorrem diante dos meus olhos, sobre as quais raramente esboço um pensamento. Pois hoje resolvi sentar-me, e dedicar um pouco de tempo a estas pequenas maravilhas do quotidiano. É delicioso apercebermos-nos do que o nosso perspicaz cérebro resolve tomar consciente e aquilo que ignora... é a base de funcionamento cerebral… absorver, filtrar e processar, e algures durante este processo vamos-nos criando. A criação do “eu” surge dos desafios que a nossa “máquina” encontra pelo caminho, e para os quais tenta encontrar solução de forma quase obsessiva. Este processo é extremamente complexo e contínuo, sem um minuto de descanso… sim!… no dia em que parar… é provável que sintam também problemas em ver, em ficar de pé… e mesmo respirar, tende tudo a estar ligado… se acontecer… não se preocupem… porque já é tarde para se preocuparem…. Mesmo a dormir, a actividade cerebral é altíssima… mas lá está resolve “ignorar” os estímulos exteriores... fica em "stand by" para poder dedicar-se a reparar mazelas fisiológicas, e a meditar sobre o dia que passou... quem já dormiu sabe do que estou a falar… quem nunca experimentou, experimente, vão ver que se torna bem mais fácil fazer o sudoku do jornal pela manhã.

E assim passo a passo vamos formando a ideia de quem somos...
Será que não passamos de um ideia de nós próprios...?? o que define uma pessoa?? quem sou eu...?onde estou "Eu" ...? se eu sou produto de trocas químicas e de potenciais de acção, então onde estou "Eu"?? talvez apenas uma memória...?! uma "conclusão" do que me aconteceu no passado. Ou uma constante revisão do que acontecerá no futuro...?? ou talvez os dois...?? Será mesmo q sou apenas um acumular de informação ... um disco rígido de informação...??
Será que existo sequer...??

Nenhum comentário: