11.11.2008

Rolhas e bananas!!


Em plena crise financeira, moral e ideológica, sinto-me solidário e vejo-me também num estado de crise criativa ... este estado levou-me a decidir fazer algo que não costumo fazer! Espremer a cabeça em busca de alguma réstia de pensamentos interessantes... ou pessoalmente entendidos como tal. Vivemos num mundo que parece finalmente estar a ganhar alguma consciência da porcaria que tem feito nestas últimas décadas... ou até durante o último século... mas eu não acho que seja bem assim ... nós não nos apercebemos da crise!!! Simplesmente já não cabe mais ninguém na sala, tal é o espaço que ela ocupa... parece o mesmo que chocar com a tromba em seco no cu de um Elefante ao deambular alegremente pela savana africana, e alegar que " não o vi pá ...!".
O ser humano é sem dúvida das coisas mais interessantes e curiosas que este mundo ... ou arrisco até ... este Universo já produziu ... como seres individuais somos o ser mais inteligente e adaptável que conhecemos... todos juntos, fazemos um "monte", com a complexidade de um chocalho. Somos uma massa orgânica mesquinha e preconceituosa, sem um palmo de visão para antever a mais simples das questões.
Falando mais propriamente no nosso belo pedaço plantado à beira Atlântico ... quero só relembrar que até há muito pouco tempo, mesmo sendo os maiores exportadores de cortiça da Europa, por trás importávamos rolhas feitas além fronteira, recheadas com taxas, e custos de mão de obra ... acho que a ideia se compara a vender bananas e comprar as mesmas descascadas pelo nosso vizinho! Acho pertinente esta comparação ... até porque considero a refinada e sublime arte de fazer uma rolha, comparável à de descascar uma banana. Acrescento a esta observação o facto de provavelmente seremos dos países que mais convive com o complexo pedaço de equipamento que é a rolha! ... estou a especular porque afinal não sou nenhum conhecedor na matéria, e estou completamente alheado da requintada engenharia que está associada á produção de um objecto cilíndrico de 5 cm de cortiça!

Embora o tom crítico se exalte na cadência das minhas palavras . Sou uma pessoa esperançosa, e tenho como opinião pessoal, que ainda somos apenas caçadores primitivos presos num mundo onde já não encontramos sentido, e somos obrigados a lidar com questões ideológicas financeiras e sociais (políticas, espirituais, existenciais ... "etc.ais") para as quais não estamos preparados ... e acredito que este conhecimento está ao nosso alcance. Mesmo sem um professor sempre nos fomos safando. O grande problema agora, é que a expressão .. " temos todo o tempo do mundo" faz mais sentido do que nunca ... resta saber no entanto se será assim tanto tempo...!

Nenhum comentário: