3.22.2008

Consciência


A forma como pensamos!

"A sociedade repousa sobre a consciência e não sobre a ciência." (Henri Frédéric Amiel)

"A minha consciência tem para mim mais peso do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)


Podemos encarar a vida como algo aleatório, um simples acaso que foi criado sob a influência de pura coincidência, num Universo feito de caos...

Podemos também pensar que somos a criação de uma entidade superior que resolveu criar seres minúsculos à sua própria imagem.

São duas visões completamente distintas da realidade, e que entram em conflito na sua base ideológica. No entanto ambas perseguem a resposta às mesmas perguntas : quem sou eu...? como é que tudo isto funciona... ? o que é que eu estou aqui a fazer...? de onde e como surgiu tudo o que eu vejo ...? ... a perseguição da verdade absoluta ...

Ambas tiveram um braço comum na sua origem, mas com o passar do tempo distanciaram-se. É curioso analisar que uma age de acordo com o aquilo que acredita ser verdade, enquanto a outra age na crença que é possível descobrir essa verdade. Embora estas sejam (como alguém disse) afirmações simplistas ajudam a chegar a uma observação intrigante... ambas estão mais próximas do que nunca desde a sua separação...

Embora a Ciência se mova através de factos comprováveis, está a ser confrontada com a necessidade de "acreditar" nas "respostas". Porque até aquilo que parece ser facto, está sujeito a uma margem de erro e subjectividade que não pode passar despercebida, e a recorrência a um acto voluntário de aceitação é necessária para ter em consideração as probabilidades de esse facto ser verdadeiro.

As novas investigações acerca da teoria Quântica por exemplo, estão a trazer para o mundo uma imagem controversa, que desafiam as mentes mais críticas e cépticas, e até a ciência parece estar no caminho de encontrar a sua própria espiritualidade...

Uma das coisas que esta teoria prevê é o seguinte: agarrarmos em dois electrões de um átomo, e deixamos um aqui, e levamos o outro para o outro lado do Uviverso ... se estimularmos o electrão que ficou cá, o outro responde exactamente ao mesmo tempo. Este fenómeno só pode ser tuas explicações, ou a informação viaja a uma velocidade infinita, ou dois electrões ainda estão ligados... Se "aceitarmos" a teoria do Big Bang como verdadeira, podemos supor que tudo o que existe continua ligado de certa forma. O que isto trás de curioso para o entendimento de nós próprios, é que todos nós estamos ligados ... e estamos ligados com tudo o que existe desde o momento do Big Bang .... uma pequena bola concentrada de energia pura transformou-se numa complexa e estruturada rede energética a que chamamos Universo... onde por sua vez existe um pequeno planeta onde se formou vida .... e por sua vez a vida tornou-se consciente ... nós.

O lindo disto tudo e onde hoje eu encontro algum significado, é que sobre a influência ou não de um agente superior o Universo tornou-se consciente.

Acho que o principal problema da consciência Humana acaba por ser a nossa própria individualidade ...

uns dizem:

"Eu" continuo a ser "eu" mesmo que morra"

pois eu digo:

"Eu" faço parte de algo muito maior mesmo que morra"

5 comentários:

Diana disse...

é libertador ter 1 sítio onde podes simplesmente desentorpecer os dedos aos ritmo dos pensamentos, não é?:)

gostei, identifico-me e vou ser leitora assídua;)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

hey


just registered and put on my todo list


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.